Venda de computadores cresceu 46% em 2006

Rio (AE) – A venda de computadores no mercado formal brasileiro registrou um aumento de 46% no ano passado em relação a 2005. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), foram comercializadas 8,3 milhões de unidades em 2006, ante 5,7 milhões de 2005. Para o diretor da Área de Informática da Abinee, Hugo Valério, esses números são reflexos de medidas de desoneração tributária, da maior fiscalização da Polícia Federal e Receita Federal e da ampliação do crédito.

Valério ressalta que atualmente o mercado formal de computadores já responde por 60% das vendas. ?A MP do Bem, que eliminou o PIS/Cofins aos computadores abaixo de R$ 2,5 mil, fez com que os preços do mercado formal se aproximassem do informal?, afirma, acrescentando que o consumidor percebeu, desta forma, as vantagens que existem na compra do produto legal, como a garantia, a nota fiscal, o suporte técnico e a assistência técnica.

O aumento do crédito tanto pelo governo federal – por meio do programa ?Computador Para Todos?, que financiou as máquinas em até 24 vezes ao consumidor final – quanto pelo setor varejista, também influenciaram para o aumento das vendas. Segundo ele, aliado à ampliação do crédito, a queda do dólar também ajudou nas vendas e para a redução dos preços dos computadores. ?Alguns componentes importados ficaram mais baratos, o que reduziu entre 15% e 20% o preço ao consumidor. Com um aumento no volume de vendas houve ainda uma diminuição nos custos fixos da produção.

O decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que amplia a isenção tributária para computadores de até R$ 4 mil, vai permitir que o mercado possa crescer aproximadamente 20% em 2007. ?Com a imediata efetivação da medida estimamos que as vendas de computadores neste ano fechem em 10 milhões de unidades, permitindo uma ampliação da formalização do mercado.?

Segundo Valério, estimativas indicam que o crescimento do setor de informática tenha gerado cerca de 12 mil empregos diretos na cadeia produtiva, fora os indiretos, em 2006.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo