Foto: Assovepar |
Assovepar: muitos veículos comercializados em feiras. continua após a publicidade |
O crescimento na venda de carros novos no Brasil – que superou 2,3 milhões de unidades de veículos leves em 2007 – também foi favorável a venda dos modeles seminovos e usados. A estimativa é que, para cada veículo zero quilômetro que é emplacado, outros três usados são transferidos. Só no Paraná, segundo estimativa da Associação dos Revendedores de Veículos Automotores (Assovepar), até o mês de novembro cerca de 567 mil carros usados foram comercializados. Um dos fatores que impulsionaram as vendas foram os preços, que ficaram, em média, 10% menores.
O presidente da Assovepar, Lidacir Antônio Rigon, argumenta que essa queda nos preços dos modelos usados e seminovos está diretamente ligada com o preço dos veículos novos. ?Os carros novos tiveram um reajuste nos preços em torno de 2,6%, que foi abaixo da inflação de 4,7%. Com isso, o carro seminovo, que tem uma depreciação normal, caiu mais ainda, chegando a 10% no carro nacional e 20% no importado?, comentou. Rigon acrescenta que, com esse realinhamento nos preços, o consumidor que conseguiu recuperar seu poder de compra se sentiu mais estimulado a investir em veículos.
Para atrair os compradores e competir com os preços praticados pelas concessionárias de carros novos, as revendas de usados estão investindo cada vez mais. Segundo o presidente da Assovepar, as lojas já conseguem estender garantia, ampliar prazos de financiamentos e oferecer benefícios como transferência ou Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) grátis. Rigon acrescenta que isso tem feito o consumidor optar por adquirir um veículo seminovo completo, em vez de comprar um carro novo sem opcionais, que chegam a ter preços competitivos. Diante desse cenário Rigon aposta que em 2008 o segmento terá um crescimento entre 10% a 12%.