As empresas filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva) encerraram 2008 com crescimento de 154% nas vendas, em relação a 2007, com 31.742 unidades comercializadas. A entidade ressalta, no entanto, que o número foi inflado pela entrada de oito novas marcas na associação no ano passado. Se consideradas apenas as seis associadas que já faziam parte da entidade em 2007, o crescimento foi de 110%, com a comercialização de 26.281 unidades.
Já faziam parte da Abeiva em 2007 a BMW, Ferrari, Kia Motors, Maserati, Porsche e SsangYong. Em 2008, entraram para a entidade as marcas Chana, Chrysler, CN Auto, Dodge, Effa Motors, Jeep, Pagani e Suzuki.
Em nota, o presidente da Abeiva, Henning Dornbusch, destaca que o total comercializado em 2008 ficou abaixo do projetado pela entidade, de 32 mil unidades. “Faltaram apenas 258 unidades para atingir esse objetivo, quando na realidade podíamos ter ultrapassado essa estimativa se o mercado brasileiro não tivesse sido contaminado pela crise financeira internacional, no último trimestre do ano passado”, lamenta Dornbusch.
O executivo não fará projeções de vendas para 2009, em razão do desaquecimento da economia. O presidente da Abeiva ressalta ainda que cada associada está reavaliando o planejamento para o ano. “Vamos aguardar o comportamento do mercado neste primeiro trimestre do ano”, disse.