Foto: Arquivo/O Estado |
Aumento de 8,2% nas vendas. continua após a publicidade |
As vendas em junho de automóveis comerciais leves somaram 139,5 mil unidades, 10,2% a menos que as vendas de maio (155,4 mil unidades), de acordo com dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Na comparação com junho do ano passado, as vendas caíram 0,3%. No acumulado do primeiro semestre deste ano, as vendas de carros novos aumentaram 8,2% em relação ao mesmo período de 2005, somando 814,6 mil veículos.
Já as vendas de caminhões, em junho (5,93 mil unidades), tiveram uma queda de 12,3% em relação a maio e um recuo de 16,3% sobre junho de 2005. No primeiro semestre, as vendas de caminhões nas concessionárias atingiram 35,9 mil unidades e foram 11,1% menores do que no mesmo período do ano passado.
Ranking
A Fiat liderou as vendas de automóveis comerciais leves nas concessionárias de veículos no primeiro semestre do ano, com 24,67% de participação. A Volkswagen e a GM ficaram praticamente empatadas, com 22,82% e 22,73% das vendas, respectivamente. A Ford vem em seguida, com 11,21% de fatia no período.
A disputa na faixa dos 3% de mercado continua embolada. No primeiro semestre, a quinta maior vendedora de carros no Brasil foi a Honda, com 3,71% de fatia, seguida por Toyota (3,58%), Peugeot (3,39%) e Renault (2,83%). Nos primeiros seis meses do ano, a Mercedes-Benz liderou as vendas de caminhões nas concessionárias, com 33% de participação, seguida pela Volkswagen, com 28,79%.