Os fabricantes de automóveis querem atrair mais consumidores oferecendo carros mais ecológicos no Salão de Frankfurt. A General Motors, por exemplo, anunciou ontem um novo compacto híbrido, o Flextreme, da subsidiária européia Opel – um dos vários veículos no salão com sistemas de propulsão avançados e motores mais limpos. O Flextreme, ainda um carro-conceito, é um veículo de passeio pequeno com motor a eletricidade e diesel que pode percorrer 55 quilômetros com uma só carga elétrica antes de usar o combustível.

continua após a publicidade

As alemãs BMW, Porsche e Daimler mostrarão carros com motores a diesel de baixa emissão e híbridos que usam eletricidade para complementar os motores movidos a combustíveis tradicionais. A Volkswagen apresenta o conceito Up!, anunciado como um carro barato e econômico para uso eminentemente urbano.

O Salão de Frankfurt, que abre na quinta-feira e vai até o dia 23, reflete preocupações com o preço da gasolina, a economia de combustível e o aquecimento global, dando destaque a produtos e tecnologias verdes: motores a diesel que emitem menos gases, novos híbridos e células de hidrogênio – alguns prontos para o mercado, outros apenas como conceitos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

continua após a publicidade