Veículos e computadores para fiscalização agrícola

O governo do Estado entregou ontem 93 veículos e 150 computadores para núcleos regionais da Secretaria da Agricultura. O governador Roberto Requião ressaltou a posição firme na defesa da qualidade da produção agropecuário e, sobretudo, contra a transgenia e destacou a produção de soja convencional do Estado, superior na comparação com estados e países que optaram pela variedade transgênica. "Nesta safra colhemos 3 toneladas por hectare, enquanto que o Rio Grande do Sul teve produção de 1,68 e os EUA 2,2 toneladas por hectare. É o resultado da nossa opção pela soja convencional e do trabalho dos nossos institutos de pesquisa, como Iapar e Embrapa", disse.

Os veículos e computadores serão destinados ao Departamento de Fiscalização, à Defesa e Sanidade Agropecuária (Defis) e à Empresa Paranaense de Classificação de Produtos (Claspar), vinculada à Secretaria da Agricultura. Tanto os equipamentos como os veículos foram adquiridos através de pregão eletrônico e serão utilizados para reforçar a fiscalização.

Sanidade

O secretário da Agricultura e vice-governador Orlando Pessuti ressaltou que os veículos complementam o reforço na fiscalização da sanidade e o trabalho de apoio ao produtor representado pela contratação, no ano passado, de 100 técnicos de nível médio, agrônomos e veterinários. "Os veículos e computadores são essenciais para o cadastramento de propriedades, de culturas agrícolas e ampliação do programa de rastreabilidade de rebanhos", explicou.

Pessuti aproveitou a solenidade para destacar o seminário que abordará as vantagens da soja pura e o risco para economia e meio ambiente da soja transgênica, que será realizado hoje, no Parque Newton Freire Maia. O seminário terá a participação da diretora do Geenpeace, Andréa Lazzarini Salazar; e do professor Victor Manoel Alvarez, do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que vão falar sobre as tendências do mercado mundial da soja.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo