Varoufakis vê “100% de chance de sucesso” na negociação com credores

O ministro das Finanças da Grécia, Yannis Varoufakis, afirmou acreditar que há “100% de chance de sucesso” na negociação com os credores do país. Questionado sobre a possibilidade de um acordo, diante das posições divergentes do governo de Atenas e de seus parceiros europeus, após o plebiscito no domingo, a autoridade mostrou-se otimista.

Varoufakis disse que as propostas “mais interessantes” foram entregues ao governo grego após o fechamento dos bancos do país e das notícias do “suposto impasse” entre a Grécia e seus credores. “Talvez as coisas tenham que ficar piores, antes de melhorar”, avaliou.

O ministro garantiu que os bancos gregos serão reabertos na terça-feira. Segundo ele, só é preciso que o Banco Central Europeu (BCE) dê “o sinal verde” para as autoridades, que fecharão um acordo. Segundo ele, se o “sim” às exigências dos credores ganhar, haverá “um acordo ruim” e ele já não será mais o ministro. Já se o “não” ganhar no plebiscito, Varoufakis disse que haverá um acordo “viável”, feito a partir das propostas feitas nos últimos dois dias.

Segundo Varoufakis, caso o “sim” às exigências dos credores vença, ele já não será o ministro das Finanças. Ele argumentou que deixará o cargo nesse caso porque não poderá “colocar minha assinatura em um acordo catastrófico”. (Gabriel Bueno da Costa)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo