São Paulo
– A Varig assinou anteontem com a Infraero, a BR Distribuidora, o Banco do Brasil, o Banespa, a GE Capital (empresa de leasing do grupo GE) e o Unibanco um acordo que lhe dá o perdão de parte da dívida contraída com essas empresas. As empresas não divulgaram valores nem tampouco confirmaram oficialmente a operação, mas fontes dos credores que pediram para não ser identificadas informaram que o contrato definido garante que essas mesmas empresas participarão do processo de capitalização da companhia aérea a ser montada pelo BNDES até o fim deste ano.As informações sobre o contrato acertado são de que a companhia aérea terá perdoado o pagamento de seis meses dos juros da dívida com esses credores, a qual deveria ser efetivada entre os meses de julho e dezembro deste ano. O principal valor da dívida que vencia durante 2002 era de R$ 900 milhões. Já para a capitalização, os cinco credores se comprometeram a integralizar ações da Varig no total de um terço do montante da dívida de cada um. No caso da BR Distribuidora, por exemplo, a capitalização representará cerca de R$ 50 milhões, já que a dívida total da Varig com a estatal é de R$ 150 milhões.
Do lado da Varig, o compromisso exige que apresente o plano de funcionamento da empresa para voltar a gerar caixa que sustente, sozinha, suas operações. Além disso, os credores exigem a efetivação da integração das três empresas – Varig, Rio-Sul e Nordeste – de forma a enxugar rotas e funcionários.
A única companhia que chegou a participar das reuniões do comitê de credores, mas não entrou no acordo foi a empresa de leasing da Boeing, credora da Varig e uma das maiores fornecedoras de aviões da aérea.
Apesar do acordo finalizado, ainda não há informação no mercado sobre o novo investidor na companhia aérea e também não está claro o processo de afastamento da Fundação Ruben Berta no efetivo controle da empresa.
– Agora, na prática, eles (os representantes da fundação) estão fora, mas não há garantia legal de que essa situação continue depois da capitalização da empresa -, avaliou um analista.
Incluindo débitos com o governo federal – impostos e contribuições -, a dívida da Varig é de US$ 900 milhões. A empresa, no entanto, não informa quanto deve a essas cinco empresas que são, exceto o governo federal, suas principais credoras. Procurada, a Varig também não se pronunciou sobre o acordo com os credores.
Apesar disso, a companhia aérea vem trabalhando nessa negociação há mais de um mês. Aparentemente, a principal empresa que mostrou oposição ao acordo foi a Boeing. As partes envolvidas passaram boa parte do fim de semana reunidas, o que incluiu a madrugada de domingo para segunda-feira.