Varejo online atingiu R$ 6,3 bilhões em vendas em 2007

As vendas do varejo pela internet no Brasil cresceram 43% em 2007, atingindo um volume de R$ 6,3 bilhões. Esse valor representa cerca de 3% do total movimentado pelo setor de varejo no País no ano passado, segundo o relatório Webshoppers, divulgado pela consultoria E-bit, em parceria com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônica (Câmara-e.net). Os dados consideram apenas gastos com bens de consumo, excluindo serviços como venda de passagens aéreas e leilões online.

A quantidade de consumidores que utilizaram a rede mundial de computadores no Brasil para efetuar compras atingiu 9,5 milhões de pessoas no ano passado, cerca de 24% do total de usuários de internet no País. Em 2006, havia 7 milhões de consumidores no País que usavam a internet para efetuar compras.

Foram realizados no ano passado 20,4 milhões de pedidos de compras pela internet, ante 14,8 milhões em 2006. As compras tiveram valor médio de R$ 302,00. No primeiro semestre de 2006, o gasto médio era de R$ 287,00. A expectativa da entidade era que o valor médio das compras aumentasse mais em 2007, porém houve um crescimento da base de consumidores no ano passado, motivada principalmente pelo acesso à internet de classes de menor poder aquisitivo, o que acabou estabilizando o valor médio gasto em compras na rede mundial de computadores.

Para 2008, a Câmara-e.net e a E-bit projetam um faturamento 45% maior que em 2007 e uma base de consumidores próxima de 12 milhões de pessoas. O valor médio deverá ficar acima dos R$ 300 00 com a perspectiva de aumento nas vendas de MP3 players, TVs de LCD e plasma, notebooks e impressoras.

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