O consumidor brasileiro está gastando mais com cheques. Pesquisa da Telecheque, empresa de concessão de crédito no varejo, mostra que, em setembro, o valor médio dos cheques emitidos no comércio no Brasil chegou a R$ 158 e representou uma alta de 13,47% em relação ao mesmo período do ano passado (R$ 139). O levantamento também verificou aumento de 2,37% no valor das transações em relação ao mês de agosto deste ano (R$ 154,15).
"O gasto médio com cheque tem apresentado crescimento expressivo nos últimos meses. A preferência do consumidor em realizar compras de valores mais altos com este meio de pagamento reflete a maior flexibilidade na obtenção de crédito, já que na maioria das operações com cheques não existe um ‘terceiro’ entre o varejista e o consumidor", explica José Antônio Praxedes Neto, vice-presidente da Telecheque.
Alguns dos principais segmentos do comércio acompanharam esta tendência e registraram maior volume de gastos com cheques. Setores como os de materiais para construção, supermercados e eletroeletrônicos apresentaram cheque com valor médio em setembro superior ao do mesmo período de 2006.
Nas lojas de materiais de construção o valor médio dos cheques foi de R$ 274, um aumento de 13,62% frente ao mesmo período do ano passado (R$ 241). Já no segmento supermercadista, a média de gastos passou de R$ 190 em setembro de 2006 para R$ 205 no mesmo mês deste ano, com elevação de 7,82%. No segmento de eletroeletrônicos não houve alteração no período, apresentando valor médio de R$ 197.
"Em alguns destes segmentos o cheque é utilizado nas operações de CDC e por isso, além de apresentarem valores médios superiores à média nacional, são responsáveis por grande parte das compras parceladas", explica Praxedes.