A Vale se prepara para fazer uma oferta bilionária por uma das maiores mineradoras do mundo. Para isso, a empresa venderá ações no mercado internacional. Segundo fontes ligadas à empresa, a emissão de ações poderá superar os US$ 30 bilhões. As fontes revelaram que a Vale chegou a cogitar convocar uma reunião extraordinária do Conselho de Administração na semana passada para aprovar logo a captação, que daria fôlego financeiro suficiente para a empresa sair às compras.
Segundo pessoas ligadas à Vale, a empresa tem estudado e sondado informalmente três empresas: a britânica Anglo American, quarta maior mineradora do mundo; a americana Alcoa, segunda maior fabricante de alumínio; e a também americana Freeport-McMoRan, vice-líder na produção de cobre.
Ontem, as ações da Alcoa subiram 4% na Bolsa de Nova York, com o empurrão dado pelos boatos de uma oferta da Vale. No mercado financeiro, especulou-se também que a empresa poderia participar da oferta que a BHP Billiton, maior mineradora do mundo, está fazendo pela Rio Tinto, a terceira do ranking. Procurada pela reportagem, a Vale informou que não comenta rumores de mercado.