A Vale decidiu antecipar a suspensão temporária da produção das plantas de concentração do Complexo de Vargem Grande com o intuito de acelerar ainda mais o processo, “pois permitirá o início imediato da coleta de dados para elaboração de projeto detalhado”. O complexo estava na lista de descomissionamentos anunciados no dia 29 de janeiro.
De acordo com a mineradora, a decisão foi tomada em 2016, logo após o rompimento da barragem da Samarco, quando decidiram descomissionar todas as suas 19 barragens a montante existentes à época para o minério de ferro no Brasil.
Em fato relevante, a Vale informa que desde esta decisão em 2016, após as devidas autorizações junto aos órgãos competentes, 9 destas barragens a montante haviam sido totalmente descomissionadas, faltando ainda 10, das quais a barragem de Vargem Grande é uma delas.
A suspensão do Complexo Vargem Grande representa em torno de 13 milhões de toneladas de minério de ferro por ano processados a úmido da estimativa total de 40 milhões por ano já anunciados.
A mineradora reiterou que o impacto da paralisação será parcialmente compensado através do aumento de produção em outros sistemas da companhia.