Foi lançada ontem, no município de Floresta e em 20 Núcleos Regionais da Secretaria da Agricultura do Paraná, a Campanha da Vacinação contra a Febre Aftosa de 2006. Segundo o secretário da Agricultura, Newton Pohl Ribas, a meta é imunizar, até o dia 20 de maio, todo o rebanho do Estado, estimado em 10,2 milhões de cabeças. Em novembro do ano passado, na segunda etapa da campanha, foram vacinados 97,6% dos animais. Oficialmente, a campanha começa na segunda-feira, 1.º de maio, em 14 estados e no Distrito Federal.
O secretário disse que será um dia de mobilização, com a participação de técnicos, pecuaristas, líderes e demais representantes do setor agropecuário. A idéia é discutir a importância da vacinação e as ações de saneamento destinadas a combater a ocorrência de febre aftosa.
Newton Ribas lembrou que foram reforçados os trabalhos de vigilância sanitária na divisa com o Mato Grosso do Sul, que já se desenvolviam desde 10 de outubro, quando o Ministério da Agricultura anunciou a existência de focos no estado.
Desde o último dia 20 está proibida a entrada no Paraná de animais, produtos e subprodutos oriundos dos municípios sul-mato-grossenses de Eldorado, Japorã e Mundo Novo. Uma resolução divulgada pelo governo do Estado também proíbe o ingresso e o trânsito no Paraná de qualquer espécie animal proveniente de Japorã.
De acordo com Ribas, o ingresso de animais vindos daquele município, que não são suscetíveis à febre aftosa, poderá ser liberado mediante prévia análise da Divisão de Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura.