Vacinação contra aftosa começa dia 1º

Foi lançada ontem, no município de Floresta e em 20 Núcleos Regionais da Secretaria da Agricultura do Paraná, a Campanha da Vacinação contra a Febre Aftosa de 2006. Segundo o secretário da Agricultura, Newton Pohl Ribas, a meta é imunizar, até o dia 20 de maio, todo o rebanho do Estado, estimado em 10,2 milhões de cabeças. Em novembro do ano passado, na segunda etapa da campanha, foram vacinados 97,6% dos animais. Oficialmente, a campanha começa na segunda-feira, 1.º de maio, em 14 estados e no Distrito Federal.

O secretário disse que será um dia de mobilização, com a participação de técnicos, pecuaristas, líderes e demais representantes do setor agropecuário. A idéia é discutir a importância da vacinação e as ações de saneamento destinadas a combater a ocorrência de febre aftosa.

Newton Ribas lembrou que foram reforçados os trabalhos de vigilância sanitária na divisa com o Mato Grosso do Sul, que já se desenvolviam desde 10 de outubro, quando o Ministério da Agricultura anunciou a existência de focos no estado.

Desde o último dia 20 está proibida a entrada no Paraná de animais, produtos e subprodutos oriundos dos municípios sul-mato-grossenses de Eldorado, Japorã e Mundo Novo. Uma resolução divulgada pelo governo do Estado também proíbe o ingresso e o trânsito no Paraná de qualquer espécie animal proveniente de Japorã.

De acordo com Ribas, o ingresso de animais vindos daquele município, que não são suscetíveis à febre aftosa, poderá ser liberado mediante prévia análise da Divisão de Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo