A cada ano, os brasileiros utilizam mais a internet e a rede de correspondentes bancários para realizar operações financeiras. A pesquisa “Setor Bancário em Números”, divulgada hoje pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), mostra que as operações nesses canais de atendimento tiveram altas de 25,1% e 14,4%, respectivamente, no ano passado na comparação com o ano anterior. As transações feitas no internet banking em 2008 somaram 7,933 bilhões e aquelas realizadas em correspondentes bancários chegaram a 2,307 bilhões no período.

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No total, o sistema bancário contabilizou 43,915 bilhões de transações em 2008, o que representa um crescimento de 7% na comparação com 2007. Foram registradas quedas nas operações em atendimento pelo telefone (call center), de 3,3%, e nos cheques compensados, com retração de 8,9%. Apesar da queda no uso dos cheques, a Febraban não acredita que esse meio de pagamento será completamente eliminado. “O uso do cheque não acaba porque em muitos lugares ele é utilizado como um instrumento de crédito”, disse o diretor de Tecnologia e Automação Bancária da Associação, Gustavo Roxo.

A pesquisa revela ainda uma queda no atendimento direto ao consumidor. Em 2000, as operações feitas em caixas de agências equivaliam a 20% do total das operações. No ano passado, caiu para 10%, chegando a 4,499 bilhões. Na avaliação de Roxo, a agência se consolidará cada vez mais como um meio de relacionamento com o cliente, para a venda de produtos e serviços, do que efetivamente para a realização de transações bancárias.

Em relação ao autoatendimento, o número de operações cresceu 4,6% no ano passado, para 14,363 bilhões de transações. No entanto, caiu o total de caixas eletrônicos (ATMs) no País que realizam todas as operações. Essas máquinas completas totalizavam 56.326 unidades no fim de 2008, com uma queda de 7,5%. De acordo com Roxo, isso ocorreu porque os bancos, ao realizarem a troca de equipamentos, deram preferência aos caixas eletrônicos adaptados a portadores de deficiência física. Essas máquinas somavam no ano passado 35.059, equivalente a um crescimento de 107,9%.

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O total de equipamentos de autoatendimento era de 170.245 no ano passado, um aumento de 2,1%. Esse número inclui os terminais que fazem operações únicas, como os de emissão de cheques. Segundo a Febraban, cerca de 140 mil desses caixas estão instalados em agências. Outros 10 mil em locais públicos e 20 mil em postos de atendimento bancário (PABs). Esse levantamento não leva em conta a rede 24 Horas. No caso de redes compartilhadas entre dois bancos, o equipamento é contabilizado apenas uma vez.

Em 2008, o Brasil contava com 19.142 agências bancárias, número 3,1% superior ao registrado em 2007. Já outros pontos de atendimento considerados tradicionais, como os PABs e os de arrecadação de pagamentos (PAPs), totalizavam 11.661, avanço de 10,5%. Os pontos eletrônicos chegaram a 38.710 e os correspondentes bancários a 108.074, avanços de, respectivamente, 11,7% e 12,8%. Segundo o levantamento, o total de pontos de atendimento chegou a 177.587, crescimento de 11,2%. Já as contas correntes somavam 125,7 milhões no ano passado, um avanço de 12,1%.

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DDA

A Febraban informou ainda que em outubro deste ano terá início o processo de substituição do papel por meio eletrônico na cobrança de boletos bancários, o chamado Débito Direto Autorizado (DDA). Nesse sistema, o cliente pode optar por concentrar o recebimento de cobranças em seu nome em um único banco, por meio eletrônico, sem o recebimento da fatura de papel na residência. A adesão e a operação desse sistema serão anunciadas neste mês, durante a realização de um evento, que irá ocorrer entre os dias 17 e 19 de junho, em São Paulo.