Usina de Três Marias terá nova redução de vazão

O reservatório da usina de Três Marias, um dos maiores instalados ao longo do Rio São Francisco, terá uma nova redução de vazão. A decisão foi tomada nesta quarta-feira, 29, pela Agência Nacional de Águas (ANA). O volume de água cairá dos atuais 140 metros cúbicos por segundo para 120 metros cúbicos por segundo a partir desta quinta-feira, 30.

Por meio de nota, a ANA informou que o objetivo é preservar o reservatório, que hoje está com 3,08% de seu volume útil. Três Marias é o reservatório de cabeceira do Rio São Francisco e o segundo maior da bacia, depois de Sobradinho.

A usina de Três Marias, que possui seis turbinas para gerar energia, funciona atualmente com apenas duas turbinas e corre o risco de ter que desligar todas as máquinas, devido à queda constante do volume de água.

Por meio de nota, a Cemig, responsável pela usina, informou que avalia, agora, a possibilidade de cumprir a solicitação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sem que haja necessidade de desativar uma das turbinas em operação.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo