A Usiminas espera fechar até o fim deste ano um ou dois acordos de arrendamento de minas de minério de ferro na região de Serra Azul, em Minas Gerais, afirmou hoje o presidente da companhia, Wilson Brumer. “Não faz sentido comprar minas. Teríamos que pagar um preço tão alto que não teríamos o retorno adequado”, afirmou após participar de painel no Congresso Latino-Americano de Siderurgia, no Rio.
Segundo o executivo, muitos dos proprietários não têm interesse em vender os ativos. “Boa parte são de propriedades de famílias e muitas delas gostariam de ter outros mecanismos que não de venda”, disse, sem revelar com quem está negociando. Recentemente, a Usiminas firmou um acordo desse tipo com a MBL Materiais Básicos.
O plano da Usiminas é atingir uma produção de 29 milhões de toneladas de minério de ferro até 2015. De acordo com Brumer, desse total, cerca de 7 milhões de toneladas vão abastecer a usina da empresa em Cubatão (SP). O plano da empresa é exportar entre 20 milhões e 22 milhões de toneladas de minério. Como ainda não atingiu uma grande capacidade de produção, hoje as exportações somam cerca de 1 milhão de tonelada.
Em 2012, a Usiminas espera produzir 12 milhões de toneladas de minério de ferro. Descontados os 7 milhões de toneladas que vão para a planta de Cubatão, a expectativa é de exportar 5 milhões de toneladas, embora Brumer tenha ressaltado que isso depende do mercado de minério.
O executivo informou ainda que as exportações começam mais fortemente em 2013, quanto já estará resolvido o entrave logístico enfrentado hoje pela empresa. “O grande gargalo para exportação é o porto. Anunciamos recentemente acordo com a MMX que permite durante os próximos cinco anos exportar via Porto Sudeste e, a critério da Usiminas, mais cinco anos”, disse. O Porto Sudeste está em construção no litoral fluminense.
Até 2015, a Usiminas projeta investir R$ 4 bilhões em mineração, sem considerar aportes em projetos portuários. Este ano, a empresa já investiu cerca de R$ 250 milhões na compra de equipamentos e caminhões para mineração. A Usiminas atua em mineração por meio da unidade Mineração Usiminas, da qual também é acionista a Sumitomo.