A Comissão Europeia está nos primeiros estágios de conversas com países da zona do euro (que reúne os 16 países que adotam o euro como moeda) para estabelecer um Fundo Monetário Europeu ou um mecanismo similar. O objetivo é aperfeiçoar a cooperação econômica e a fiscalização na Europa, segundo Amadeu Tardio, porta-voz da Comissão.
De acordo com Tardio, o instrumento não terá como meta resolver a crise da Grécia, mas fornecerá meios para solucionar alguma crise futura. A Comissão Europeia pretende elaborar propostas concretas nos próximos meses, disse o porta-voz.
A ideia de um Fundo Monetário Europeu foi lançada no fim de semana pelo ministro de Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble. Hoje, o porta-voz do ministro, Michael Offer, afirmou que a proposta não é uma medida de curto prazo, mas deve ser vista como um tópico para discussões gerais.
“Nós não devemos excluir qualquer sugestão antecipadamente, até mesmo a criação de um Fundo Monetário Europeu”, disse ontem Schaeuble ao jornal Welt am Sonntag. “Nós não estamos planejando uma instituição para concorrer com o Fundo Monetário Internacional (FMI), mas precisamos de uma para a estabilidade interna da zona do euro”, acrescentou. As informações são da Dow Jones.