Brasília – Termina hoje, às 20h, o prazo para a entrega da Declaração de Isento à Receita Federal. O documento, exigido de quem teve rendimentos tributáveis inferiores a R$ 10.800,00 no ano passado, pode ser enviado pela internet www.receita.fazenda.gov.br, pelo telefone 0300-78-0300 e por casas lotéricas, agências dos Correios ou do Banco do Brasil. Até ontem, 35 milhões de documentos já tinham sido entregues. A Receita, no entanto, informou que cerca de 8 milhões de pessoas ainda não enviaram a Declaração de Isento.

Quem não entregar a Declaração de Isento pode ter o Cadastro da Pessoa Física (CPF) suspenso ou cancelado. Se a declaração não for entregue em um ano, o CPF é suspenso, mas se o atraso for de dois anos, a Receita Federal cancela o documento. Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, sem o CPF a pessoa não pode participar de concursos públicos, abrir conta em banco, tirar passaporte ou obter financiamentos.

Segundo Adir, 13 mil CPFs poderão ser cancelados a partir do próximo ano caso os donos destes documentos não entreguem a Declaração de Isento.

continua após a publicidade

continua após a publicidade