Brasília
(AG) – Quem ainda não entregou a declaração do Imposto de Renda 2003 (ano-base 2002) deve correr para evitar os congestionamentos na internet e as filas nos bancos e agências dos correios. Este é o caso dos oito milhões de contribuintes que tentarão enviar ou entregar o documento até quarta-feira, 30 de abril, último dia estipulado pelo leão. Há dois dias, a Receita começou a receber nada menos que 20 por segundo, o que significa 1.200 documentos por minuto.Com os prováveis congestionamentos na internet nos próximos três dias, a declaração on-line pode facilitar o envio (embora não sirva para todos e não garanta uma entrega imediata). Basta abrir a página da Receita na internet, preencher os dados na própria tela do computador e enviar. Esta modalidade só poderá ser usada por quem tinha um patrimônio até R$ 20 mil no dia 31 de dezembro de 2002. A mesma restrição existe para a declaração enviada pelo Receitafone. Quem tiver patrimônio acima desse limite e quiser usar a internet terá que copiar os programas de preenchimento e transmissão disponíveis na página da Receita.
O coordenador do Programa do Imposto de Renda, Joaquim Adir, diz que até sexta-feira passada, o Fisco já computava cerca de 11 milhões de declarações recebidas, do total de 19 milhões esperado.
? O grande número de pessoas tentando declarar ao mesmo tempo pode sobrecarregar o sistema de telefonia e retardar a entrega ? alerta Adir. ? O prazo termina no dia 30 e não será prorrogado, nem mesmo para quem tenha tido problemas com a rede ou com filas ? completa.
O coordenador recorda aos contribuintes que devem conferir com atenção todos os dados declarados para evitar cair na malha fina e ter, no caso dos que têm direito à restituição, um atraso muito grande na devolução do imposto excedente.
Qualquer informação que o contribuinte inscreva no documento e que seja diferente daquela enviada pela fonte pagadora, por exemplo, pode levar a declaração à malha e atrasar a liberação da restituição. O problema pode se tornar particularmente grave para as pessoas que pediram empréstimo bancário lastreado na futura restituição.
Adir lembrou ainda a importância de guardar o comprovante de entrega da declaração. Esta é a segurança de que o documento foi entregue ao Fisco. Quem usar a internet para declarar (www.receita.fazenda.gov.br) deve imprimir o comprovante eletrônico, que vem com data e hora de entrega.
O prazo de envio da declaração pela Internet ou pelo Receitafone (0300780300) termina às 20 horas do dia 30. Já a entrega dos disquetes na Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil e dos formulários de papel nos correios vai depender do horário de funcionamento de cada uma das agências.