A Universidade Estadual de Londrina (UEL) vai realizar um concurso público para preenchimento de 96 vagas para professores efetivos. As oportunidades são referentes a 75 áreas diferentes. Já é possível preencher o requerimento de inscrição e pagar a taxa para participar do concurso, pelo site www.uel.br/prorh.

continua após a publicidade

Na página também está disponível o edital do concurso (383/2009).  Todos os candidatos deverão apresentar os documentos mínimos exigidos para cada função, conforme critério da UEL.

A instituição vai receber a documentação entre 7 e 11 de dezembro. Haverá atendimento normal no dia 10 de dezembro, feriado municipal em Londrina. A entrega deve acontecer pessoalmente ou por meio de entrega dos Correios (somente Sedex).

O chefe da divisão de seleção de docentes da UEL, José Luiz Alduan, explica que o concurso está sendo realizado para atender a expansão de carga horária e também para repor os professores efetivos exonerados, aposentados ou que faleceram.

continua após a publicidade

“O concurso vai substituir parte dos professores temporários. Eles também podem participar do concurso. Mas todo mundo que fizer precisa ter os requisitos mínimos exigidos em cada função”, afirma.

Para as duas vagas de professor na área de Didática, no departamento de Educação, por exemplo, os requisitos mínimos solicitados são graduação em Pedagogia, mestrado em Educação e dois anos de experiência como professor.

continua após a publicidade

Conforme o edital disponibilizado no site, a comissão do concurso vai publicar, no dia 26 de fevereiro de 2010, a homologação das inscrições, na qual constará data, horário e local da prova escrita, além da composição da banca examinadora. Esta será nomeada pelo reitor da universidade e constituída por professores de reconhecida qualificação nas áreas específicas da seleção.

O último concurso público da UEL foi promovido em junho deste ano, mas houve um pequeno número de inscritos e de aprovados. Aproximadamente 30% das vagas não foram preenchidas.

De acordo com Alduan, isto aconteceu porque houve coincidência das datas do processo seletivo da UEL com o de outras universidades no País. “Para este concurso, não conseguimos mensurar a quantidade de candidatos. Mas acreditamos que o número será maior e que haja diminuição na quantidade de vagas não preenchidas, em relação ao último concurso”, comenta. Mais informações sobre o concurso no site www.uel.br/prorh ou pelos telefones (41) 3371-4302 ou 3371-4569.

Se você tiver críticas ou sugestões, envie e-mail para concursos@oestadodoparana.com.br.