A Comissão Europeia elevou levemente as previsões de crescimento para a economia da Alemanha, contudo reduziu as expectativas de inflação, tendo em vista que a demanda doméstica deve continuar a direcionar a maior economia da zona do euro ao longo dos próximos dois anos.
A Comissão revisou a previsão de crescimento da Alemanha em 0,1 ponto tanto para 2014 e para 2015, para altas de 1,8% e 2,0% respectivamente. Entre os destaques para Alemanha, a comissão prevê um fortalecimento dos investimentos em equipamentos e demanda dos consumidores.
“Para o primeiro trimestre de 2014 e além disso, os indicadores apontam para uma certa aceleração do crescimento econômico seguido pela estabilização em taxas consideravelmente robustas”, disse a comissão, que também prevê um sentimento dos negócios alto e um crescimento em novas encomendas.
O emprego deve continuar a se intensificar, com a taxa de desemprego caindo de 5,3% em 2013 para 5,2% neste ano e para 5,1% em 2015.
Por outro lado, esses fatores não devem produzir um impulso nos preços. A Comissão revisou para baixo as previsões para a alta dos preços ao consumidor para a Alemanha. Segundo o órgão, os preços devem ter alta de 1,4% neste ano e em 2015, em comparação com a previsão anterior de +1,7% para este ano e +1,6% em 2015.
A comissão disse que a fraqueza na inflação está sendo influenciada pela amenização das pressões de preços de alimentos e energia, que devem ser contrabalançados em grande parte por um “aumento gradual do núcleo da inflação”. Fonte: Market News International.