Os reguladores da União Europeia estudam divulgar os resultados dos testes de estresse dos bancos no início da manhã de sexta-feira – pelo horário europeu – para evitar que as informações sejam anunciadas enquanto os mercados estão abertos, disseram fontes de dois órgãos reguladores da UE. A ideia é antecipar a divulgação para as 3 horas (de Brasília) de sexta-feira, em vez do horário original das 13 horas (de Brasília).
As fontes advertiram que ainda não há uma decisão final sobre o assunto. Uma porta-voz da Autoridade de Serviços Financeiros do Reino Unido afirmou que o cronograma original do Comitê de Supervisores Bancários Europeus para divulgação dos resultados ainda está de pé.
Mas as fontes citaram receios de que os planos originais para a divulgação dos resultados a partir das 13 horas (de Brasília) de sexta-feira poderiam fazer com que possíveis preocupações com o sistema bancário europeu fossem arrastadas para o fim de semana. Os órgãos reguladores estão, portanto, considerando publicar os resultados às 3 horas (de Brasília) da sexta-feira.
“A ideia de publicar às 3 horas (de Brasília) está circulando entre os reguladores europeus”, disse a fonte. “A razão é que evitemos divulgar um grande volume de informação enquanto os mercados, que são sensíveis a tais informações, estejam abertos”, justificou. As informações são da Dow Jones.