O comissário de Assuntos Monetários da União Europeia, Olli Rehn, disse hoje que a União Europeia está pronta para dar apoio à Grécia, mas pediu ao país que imediatamente tome medidas adicionais para reduzir o inflado déficit de seu orçamento. “Continuaremos apoiando as autoridades gregas e o povo grego para levar a economia de volta ao caminho sustentado”, afirmou Rehn após encontro com o ministro das Finanças da Grécia, George Papaconstantinou.
“Encorajamos as autoridades gregas a anunciar novas medidas nos próximos dias para que a meta (do déficit) seja atingida”, acrescentou. Papaconstantinou disse, após o encontro, que a Grécia está pronta para fazer “o que for necessário” para atingir suas metas.
A Grécia está sob intensa pressão da União Europeia e dos mercados financeiros, após revelar no final do ano passado que o déficit orçamentário do país atingiu 12,7% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2009, quatro vezes o teto estabelecido pela UE.
O governo comprometeu-se a reduzir o déficit de seu orçamento para 8,7% do PIB este ano e para abaixo do teto da UE de 3% até 2012. As informações são da Dow Jones.