Bruxelas (AE) – A União Européia (UE) diz que ainda não chegou o momento de colocar uma oferta melhorada para a abertura de seu mercado ao Mercosul e alerta que a conclusão do acordo entre os dois blocos está condicionada às negociações na Organização Mundial do Comércio (OMC), que também estão paralisadas. Bruxelas afirmou ainda que incluirá cláusulas trabalhistas e ambientais em novos acordos, o que preocupou diplomatas brasileiros.
O impasse para um acordo de livre comércio entre Europa e Mercosul dura desde 2004. Para o Mercosul, a proposta de abertura européia não era suficiente no setor agrícola, e os europeus se queixavam da falta de abertura do Mercosul nos setores industrial e de serviços.
?Vamos explorar flexibilidades (em nossa oferta) de 2004. Mas vamos fazer isso quando o momento for certo e o momento não é agora?, afirmou Peter Mandelson, comissário de Comércio da Europa. ?Quando esse momento chegar, caberá também ao Mercosul mostrar flexibilidade e melhorar sua oferta para que possamos completar uma negociação de forma ambiciosa?, disse.
Os dois blocos terão uma reunião em janeiro. Mas Mandelson avisou que sua agenda prevê primeiro a definição do futuro da OMC. A Rodada Doha está suspensa desde julho por falta de acordo entre os países.