UE impedirá que Grécia dê calote ou deixe zona do euro

A União Europeia (UE) vai dar suporte à Grécia, mas o país precisa fazer mais para implementar as medidas com que se comprometeu, disse hoje Olli Rehn, comissário da UE para assuntos econômicos e monetários.

“Um incontrolável default (calote) ou a saída da Grécia da zona do euro causaria um enorme dano econômico e social, não apenas na Grécia, mas na União Europeia como um todo, com sérios desdobramentos para a economia do mundo”, afirmou Rehn, de acordo com o texto do discurso dele no Instituto Peterson de Economia Internacional, em Washington. “Nós não vamos deixar isso acontecer”, acrescentou.

Rehn disse ainda que a Grécia deve fazer mais a fim de justificar o novo pacote de resgate de 109 bilhões de euros. “Uma condição para um novo programa é que a Grécia implemente todas as medidas requeridas, sem qualquer hesitação”, afirmou Rehn. “Nas últimas semanas, a Grécia percorreu um longo caminho na direção de atender essas demandas, mas nós ainda não chegamos lá.”

O comissário da UE afirmou que Irlanda e Portugal, outros países a receber ajuda, estão realizando um trabalho muito melhor e acrescentou que não prevê um retorno da recessão na Europa. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna