O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, alertou o governo da Grécia que será preciso aceitar logo a proposta existente ou “seguir em direção ao default” e que a cúpula da zona do euro de segunda-feira não será uma solução para a crise. A mensagem de Tusk é uma das mais duras já enviadas a Atenas.
Os líderes da zona do euro vão se reunir na segunda-feira em Bruxelas em um último esforço para tentar fechar um acordo com a Grécia e evitar que o país dê calote em suas dívidas e possivelmente saia da zona do euro.
“O propósito da cúpula é garantir que todos entendamos as posições dos outros e as consequências das nossas decisões”, disse Tusk, que coordena as cúpulas europeias. “Precisamos nos livrar de qualquer ilusão de que haverá uma solução mágica entre os líderes”, acrescentou Tusk.
“Estamos perto do ponto em que o governo grego terá de escolher entre aceitar o que acreditamos ser uma oferta boa de continuação do suporte ou seguir para o default”, alertou a autoridade. Fonte: Dow Jones Newswires.