A União Europeia informou que liberará 500 milhões de euros (US$ 588 milhões) em fundos emergenciais para auxiliar fazendeiros diante da forte queda nos preços do leite e da carne. O anúncio é realizado após milhares de fazendeiros usarem tratores para bloquear ruas perto da sede da UE, em Bruxelas, para chamar a atenção para a crise no setor.

continua após a publicidade

Os preços de alguns produtos agrícolas caíram muito, desde que a Rússia decidiu no verão local passado proibir algumas importações agrícolas europeias. Moscou adotou a medida em retaliação, após o bloco europeu decidir impor sanções econômicas contra a Rússia por causa da violência na Ucrânia.

A Comissão Europeia, braço executivo da UE, disse nesta segunda-feira que os fundos estarão disponíveis imediatamente para fazendeiros e virão do próprio orçamento da UE. O dinheiro será usado em pagamentos diretos aos fazendeiros, cobrindo o custo de estoque de leite em pó, bem como a promoção das exportações europeias de laticínios e carne de porto, disse uma porta-voz da UE.

Os ministros da Agricultura da UE se reúnem na tarde desta segunda-feira para discutir a resposta à crise enfrentada por alguns produtores de alimentos. Do lado de fora, os fazendeiros fizeram protesto, com 1.500 tratores em Bruxelas.”O mercado de leite da UE está inundado”, disse Romuald Schaber, presidente do Conselho de Leite Europeu. Segundo ele, a menos que a produção seja reduzida, o mercado se deteriorará. Os produtores de leite querem que os governos da UE deem mais dinheiro aos fazendeiros que voluntariamente cortarem sua produção. Fonte: Dow Jones Newswires.

continua após a publicidade