Os líderes da União Europeia (UE) concordaram formalmente em apoiar a candidatura da Rússia para a Organização Mundial do Comércio (OMC). Paralelamente à reunião de cúpula entre o presidente russo Dmitry Medvedev e os líderes do bloco de 27 países, houve até uma cerimônia com a chefe da comissão de Comércio da UE, Karel De Gucht, e a ministra de Desenvolvimento Econômico da Rússia, Elvira Nabiullina, na qual foi assinado um memorando de entendimento.
A Rússia é a única grande economia que ainda está fora do grupo de 153 países-membros da OMC. Moscou vem negociando sua filiação à organização desde 1993, mas desentendimentos internos e uma falta de incentivos para a entrada da Rússia tem bloqueado o plano.
José Manuel Barroso, presidente da Comissão Europeia, destacou que ele pessoalmente discutiu a entrada na OMC com a Rússia em 13 cúpulas. “Talvez 13 seja um número de sorte. Este é realmente um marco”, disse. A Rússia e a UE haviam fechado um pré-acordo no último dia 24.
Embora ainda existam questões pendentes que deverão ser tratadas em novos encontros entre russos e representantes da UE, era chave para o acordo que a Rússia eliminasse as tarifas sobre exportação de madeira – destinadas a privilegiar o processamento doméstico para a fabricação de papel ou móveis – e aceitasse as normas da OMC sobre acesso ao mercado e proteção aos investidores estrangeiros. As informações são da Dow Jones.