A União Européia (UE) decidiu prorrogar por mais um ano a isenção tarifária sobre a importação de cereais. A decisão, anunciada nesta quinta-feira (12), tem o objetivo de conter a alta de preço dos alimentos, em um momento de desequilíbrio entre oferta e demanda em todo o mundo.
A suspensão da cobrança foi anunciada inicialmente em dezembro do ano passado e deveria expirar no próximo dia 30. A Comissão Européia, órgão executivo da UE, ponderou, contudo, que eventuais mudanças nas condições do mercado ao longo dos próximos meses podem justificar a aplicação de novas cobranças.
A Comissão também anunciou nesta quinta-feira (12) que a UE vai eliminar a requisição de licenças para a maioria dos tipos de comércio agrícola a partir de 1º de julho. A Política Agrícola Comum requer licenças para importação e exportação de centenas de produtos. As autorizações são usadas para monitorar cotas comerciais e reembolsos de exportação, que funcionam como subsídio.
A Comissão argumentou que a eliminação das licenças faz parte de seus esforços para simplificar a Política Agrícola Comum e reduzir custos administrativos. As informações são da Dow Jones.