O índice de preços ao consumidor anual da Ucrânia chegou a 24,9% em 2014, o maior patamar em 14 anos, informou o Serviço Nacional de Estatísticas do país nesta terça-feira.

continua após a publicidade

A Ucrânia passa por uma de suas piores crises econômicas em mais de uma década devido à anexação da Crimeia pela Rússia e pelos combates entre forças do governo e rebeldes pró-Rússia no leste do país. A moeda nacional, a grívnia perdeu metade do seu valor ante o dólar nos últimos doze meses, o que também reforçou a inflação. Em dezembro, a alta dos preços registrada foi de 3%, ante resultado de 1,9% em novembro.

O Banco Nacional da Ucrânia espera que a inflação em 2015 fique em torno de 17% e 18% com o aumento nas tarifas de energia. Em 2013, a inflação foi de 0,5%.

A última vez em que a inflação da Ucrânia superou os patamares registrados no ano passado foi em 2000, em que o índice registrou 25,8% por causa de uma combinação de fatores que incluíam colheitas ruins e o declínio nos preços dos metais. Fonte: Dow Jones Newswires. Fonte: Dow Jones Newswires.

continua após a publicidade