economia

Ucrânia nacionaliza maior banco do país após preocupações sobre sua estabilidade

O governo da Ucrânia anunciou a nacionalização do maior banco do país após o surgimento de preocupações sobre sua estabilidade, em um movimento bem recebido pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pela União Europeia.

A decisão de estatizar completamente o PrivatBank foi tomada “em coordenação próxima com as organizações financeiras internacionais” e com o consentimento dos donos da instituição, afirmou o governo local. Ihor Kolomoisky e Hennady Boholyubov, dois oligarcas locais, controlam mais de 90% do Banco Central Europeu (BCE)

Em um comunicado, o presidente Petro Poroshenko afirmou que a decisão “salvou tanto o banco quanto o sistema bancário local”. O PrivatBank tem vivido com problemas de capital desde o início do conflito no leste do país, em 2014.

“A decisão das autoridades ucranianas de nacionalizar o PrivatBank é um importante passo em seus esforços para assegurar a estabilidade financeira”, afirmou a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde.

Nesta segunda-feira, não havia sinais de pânico entre os habitantes da capital, Kiev, ou de longas filas do lado de fora das agências da instituição. No entanto, os caixas eletrônicos do PrivatBank estavam com pouco dinheiro nos últimos dias. Fonte: Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo