O banco suíço UBS, um dos mais prejudicados pela crise de crédito, anunciou nesta terça-feira (24) que a compra de um pequeno banco privado holandês, em uma tentativa de impulsionar seus negócios de administração de riquezas.
O banco suíço afirmou que vai comprar o VermogensGroep, que administra 4 bilhões de euros (US$ 6,23 bilhões) em ativos de clientes. Apesar de o acordo ser pequeno em comparação com as aquisições anteriores do UBS, analistas dizem que o VermogensGroep dá ao banco suíço um ponto de apoio útil no mercado holandês.
Assim como o concorrente Credit Suisse, o UBS passou muitos anos expandindo seus negócios de banco privado no Reino Unido, na Alemanha, na Itália, na Espanha e na França – países que o banco acredita serem os mais lucrativos da Europa. A expansão no continente é uma estratégia perseguida por muitos bancos suíços.
O acordo chamou a atenção para o segmento de banco privado do UBS, que está sofrendo com a descoberta de grandes perdas e baixas contábeis na divisão de banco de investimento, depois de uma prejudicial incursão no mercado de ativos hipotecários nos Estados Unidos. As perdas causaram três trimestres consecutivos de prejuízos para o UBS até agora, com muitos analistas prevendo mais um, a ser revelado em 12 de agosto.
Os esforços do UBS para retornar à lucratividade são vistos pelos analistas como tentativa de proteger o segmento de banco privado – de baixo risco, mas lucrativo. As informações são da Dow Jones.