O serviço de TV por assinatura cresceu 30,45% no País em 2011, de acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com 2,975 milhões de novos assinantes no ano passado, o número de domicílios atendidos no Brasil chegou a 12,7 milhões.
O levantamento mostra que o setor registrou o maior número de adesões dos últimos seis anos. Com isso, 21,2% dos domicílios do País contam com o serviço. Somente em dezembro foram mais de 301,7 mil novas assinaturas, o que elevou a base de assinantes em 2,43%.
A modalidade via satélite se consolidou e ampliou a liderança ao longo de 2011, chegando a 54,8% do setor, enquanto o serviço via cabo encerrou o ano com 44,5% dos assinantes. No fim de 2010, a proporção era oposta, com 45,8% do mercado na modalidade via satélite e 51%, a cabo.
No ano, a TV via satélite cresceu 56,06%, enquanto a expansão do serviço via cabo foi de apenas 10,80%. Já a modalidade via microondas registrou uma queda de 23,03% na base de assinantes.
De acordo com a Anatel, a Receita Operacional Líquida (ROL) das empresas do setor, já descontados impostos e outros tipos de receita não oriunda da prestação do serviço,