A Turquia pode revisar sua meta de crescimento econômico de 4% para este ano após avaliar os dados do segundo trimestre, que podem ter sofrido pressão da desaceleração global, disse nesta quarta-feira o vice-primeiro-ministro do país, Ali Babacan.
“As expectativas de crescimento estão sendo revisadas para baixo em todo o mundo e, se houver uma pequena revisão aqui, isso não deveria ser uma surpresa. Isso não significa que a Turquia está em uma direção pior”, disse. “Vamos continuar nossas políticas para promover confiança e estabilidade.”
Babacan afirmou que o governo estudou oito de dez cenários que o Federal Reserve pode seguir na medida em que a atividade econômica dos EUA é retomada e que as autoridades norte-americanas discutem diminuir estímulos que têm beneficiado mercados emergentes como a Turquia.
O governo turco tem como meta praticamente dobrar o crescimento econômico este ano, após ele ter caído para 2,2% em 2012, de 8,8% em 2011. A economia turca cresceu 3% no primeiro trimestre, mas dados recentes sugerem uma desaceleração no segundo trimestre. Fonte: Dow Jones Newswires.