Turismo debate propostas e reivindicações

Os problemas enfrentados pelo setor de turismo e as possíveis soluções foram discutidos ontem em Curitiba, na sede do Sistema Fecomércio Sesc/Senac. O objetivo do encontro, que ocorreu simultaneamente nos 27 estados brasileiros, era fazer um levantamento dos principais desafios do setor. Com uma espécie de ?raio-X? do turismo brasileiro, a idéia é elaborar a Agenda do Setor Produtivo do Turismo para 2007/2010, que será apresentada e debatida com os candidatos à presidência da República, durante o VIII Congresso Brasileiro da Atividade Turística (Cbratur), previsto para o dia 21 de junho na Câmara dos Deputados, em Brasília.

?Essa é a oportunidade de comprometer os candidatos à Presidência da República para este programa (de turismo)?, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana, referindo-se ao ano eleitoral. Para Piana, entre os desafios do setor estão o aumento da geração de empregos, fazer com que o turista fique mais tempo no Estado e oferecer melhor atendimento. ?O Paraná já tem um belo trabalho feito no Fórum 10, quando todas as reivindicações e problemas foram discutidos em nove regiões do Estado?, apontou.

Sete temas

De acordo com o moderador do evento em Curitiba, Gabriel Pesce, a idéia do encontro era apontar não apenas os problemas como também as soluções. Nesse sentido, sete grandes temas foram discutidos: a legislação e a regulamentação; a parceria público-privada; a efetividade, qualidade e competitividade dos serviços turísticos; o financiamento; marketing turístico; integração da cadeia produtiva do turismo e, finalmente, a gestão pública do turismo.

?A partir destes temas, vamos priorizar o que é considerado mais importante?, explicou Pesce. Juntamente com o que foi discutido nos outros 26 estados, será elaborado um documento único que será apresentado aos candidatos à Presidência da República. No encontro em Curitiba, foram apontados como de suma importância uma maior fiscalização por parte dos órgãos deliberativos, maior indicação de acessos turísticos, criação de produtos específicos para vários segmentos, realização de mais fam-tours, ampliação de programas regionais, entre outros.

Nomenclatura

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira no Paraná (Abih-PR), Cláudio José Antunes, uma das principais reivindicações do setor diz respeito à nomenclatura. ?Estamos tentando melhorar toda a regulamentação no setor. Um dos pontos relevantes é a nomenclatura dos meios de hospedagem?, afirmou Antunes. Segundo ele, não há no País regulamentação que defina o que é pensão, albergue, pousadas, resorts.

Antunes também chamou a atenção para a importância da divulgação do Paraná entre os próprios paranaenses. ?O Paraná precisa se conhecer, divulgar-se primeiro internamente e depois para todo o País e para o mundo?, apontou. E fez um apelo: ?É preciso que os governos se conscientizem sobre a importância do turismo e aumentem as verbas para o setor?. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo