O turismo de evento e negócios deverá crescer 25% em 2012 e movimentar mais de R$ 1,1 bilhão em Curitiba e Região Metropolitana. A estimativa é do Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau (CCVB), entidade sem fins lucrativos que estimula o turismo na região.De acordo com o presidente do CCVB, Dario Paixão, o setor já cresceu 23% neste ano, crescimento bem acima da economia, com índices previstos em torno de 3%. Visitaram Curitiba cerca de 3 milhões de pessoas, 55% delas estiveram na cidade a negócios. Apenas a movimentação financeira relativa ao turismo de eventos chegou a R$ 950 milhões. Em 2013, o crescimento deve diminuir, mas ainda será bem acima da economia, de acordo com a entidade. A partir de 2015, a expectativa é de que o setor se estabilize e volte a acompanhar o crescimento econômico.
Dário afirma que o bom momento econômico e a visibilidade da região trazida pela Copa do Mundo oferecem uma oportunidade que precisa ser aproveitada também pelos municípios da Região Metropolitana e do Litoral. Para auxiliar no processo, a entidade ampliou sua linha de atuação e vai passar também a captar e fomentar eventos nas regiões.
Uma pesquisa realizada pela instituição apontou que existem mais de 100 espaços com capacidade para eventos entre 50 e mil pessoas na região metropolitana e litoral. A entidade acredita que as áreas podem ser mais utilizadas, especialmente para a realização de eventos com temas como a agricultura, ciências biológicas, veterinária, ecologia, geografia e meio-ambiente.
Outra iniciativa para fortalecer o turismo na região é aproveitar os visitantes de Curitiba para que conheçam e vivenciem oportunidades diferenciadas na RMC e praias paranaenses. De acordo com a CCVB, cerca de 50% dos participantes de eventos trazem acompanhantes, que também podem aproveitar o período para conhecer os atrativos turísticos. Além disto, finais de semana antes ou após os eventos são oportunidades para que estes turistas realizem atividades de lazer.
“O turista de negócio geralmente tem um bom poder aquisitivo porque ele representa instituições, organizações ou empresas que custeiam suas despesas para as atividades profissionais. Geralmente, ele irá então dispor de mais recursos pessoais para gastar com turismo de lazer”, destacou o presidente.
Além deste público a diretora-executiva da CCVV, Tatiana Turra, destaca a vocação dos municípios da RMC e do litoral para atender filões específicos do turismo, como o ecoturismo, o turismo rural, gastronômico e religioso. Como exemplo, ela cita eventos de escotismo que poderiam encontrar locais mais adequados para sua realização na região metropolitana do que na capital.
“É uma questão de observar a oportunidade e divulgar isso para o público adequado”, explicou. Segundo ela, no próximo mês, a instituição irá preparar um plano de ações específico para a região para destacar os potenciais de cada local.