O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, afirmou nesta quarta-feira que a única proposta realista para um acordo entre seu país e seus credores internacionais é a apresentada por Atenas. Tsipras acredita, porém, que um acordo está a caminho.

continua após a publicidade

“As discussões irão continuar nos próximos dias”, disse Tsipras, acrescentando sua disposição para que uma proposta realista seja encontrada.

As declarações foram dadas após uma reunião de quatro horas com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, na qual eles tentaram avançar para um acordo para que mais dinheiro seja liberado antes que o país fique sem fundos mais adiante neste mês.

Tsipras afirmou que não há nenhuma proposta do tipo “pegar ou largar” para um acordo. Atenas enviou sua própria proposta no fim da segunda-feira, que funcionários europeus consideraram que não era abrangente nem específica o suficiente.

continua após a publicidade

Nesta sexta-feira, a Grécia deve realizar um pagamento de 300 milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Questionado sobre se o país será capaz de fazer esse pagamento na sexta-feira, Tsipras disse: “Não se preocupe com isso.” Fontes: Dow Jones Newswires e Associated Press.