Ao mesmo tempo em que registrou recorde histórico de computadores vendidos no segundo trimestre do ano, com 442,5 mil unidades 2,1% a mais que no mesmo período, em 2008, a Positivo Informática apurou, de abril a junho, um lucro de R$ 12,2 milhões, 82% menor do que nos mesmos meses do ano passado. Os dados foram divulgados ontem pela empresa, que atribuiu o crescimento nas vendas aos notebooks.

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De acordo com o relatório da companhia paranaense, o primeiro semestre do ano foi fechado com lucro de R$ 20,7 milhões. Já a receita bruta da empresa totalizou R$ 592,4 milhões no segundo trimestre e R$ 1,060 bilhão no primeiro semestre, 0,8% a mais que a registrada no mesmo período do ano passado. A receita líquida totalizou R$ 516,3 milhões de abril a junho e R$ 923,0 milhões no semestre.

A Positivo Informática comentou, no relatório, que os números demonstram “esforço (…) em compensar a retração do mercado em relação a 2008, o qual foi fortemente impactado pela crise financeira mundial”.

A companhia ainda projeta que deve apresentar novo ganho de market share no segundo trimestre do ano também na comparação com igual período do ano passado , a exemplo do que aconteceu nos dois trimestres imediatamente anteriores.

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Portáteis

No primeiro semestre, as vendas da Positivo Informática somaram 765,6 mil computadores e aumentaram 1,3% em comparação aos seis primeiros meses de 2008.

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Os portáteis tiveram, no segundo trimestre, participação recorde nas vendas da empresa, representando 40,7% dos computadores vendidos. O volume de vendas dos notebooks foi, no período, 42,5% maior que no segundo trimestre do ano passado.

A empresa também acumula, na primeira metade do ano, 288 mil portáteis vendidos, 51,9% a mais que no mesmo período de 2008. As vendas dos netbooks que são menores e têm desempenho inferior, mas mais baratos e privilegiam a mobilidade , segundo a empresa, têm “desempenhado um importante papel nesse processo”, já que correspondem a 49,7 mil unidades, ou 17,3% das vendas de portáteis no primeiro semestre.

Varejo

O relatório também aponta que o mercado de varejo representou a maior fatia das vendas, com 328,3 mil unidades vendidas no segundo trimestre, e 565,6 mil no primeiro semestre do ano.

O crescimento foi, respectivamente, de 4,2% e 1,3% em relação a iguais períodos do ano passado. A empresa viu os números de forma positiva e lembrou que o mercado sofreu retração no período, “em função do arrefecimento do crédito concedido pelas redes varejistas ao consumidor final”.