Trimestre da Positivo não foi dos melhores

Ao mesmo tempo em que registrou recorde histórico de computadores vendidos no segundo trimestre do ano, com 442,5 mil unidades 2,1% a mais que no mesmo período, em 2008, a Positivo Informática apurou, de abril a junho, um lucro de R$ 12,2 milhões, 82% menor do que nos mesmos meses do ano passado. Os dados foram divulgados ontem pela empresa, que atribuiu o crescimento nas vendas aos notebooks.

De acordo com o relatório da companhia paranaense, o primeiro semestre do ano foi fechado com lucro de R$ 20,7 milhões. Já a receita bruta da empresa totalizou R$ 592,4 milhões no segundo trimestre e R$ 1,060 bilhão no primeiro semestre, 0,8% a mais que a registrada no mesmo período do ano passado. A receita líquida totalizou R$ 516,3 milhões de abril a junho e R$ 923,0 milhões no semestre.

A Positivo Informática comentou, no relatório, que os números demonstram “esforço (…) em compensar a retração do mercado em relação a 2008, o qual foi fortemente impactado pela crise financeira mundial”.

A companhia ainda projeta que deve apresentar novo ganho de market share no segundo trimestre do ano também na comparação com igual período do ano passado , a exemplo do que aconteceu nos dois trimestres imediatamente anteriores.

Portáteis

No primeiro semestre, as vendas da Positivo Informática somaram 765,6 mil computadores e aumentaram 1,3% em comparação aos seis primeiros meses de 2008.

Os portáteis tiveram, no segundo trimestre, participação recorde nas vendas da empresa, representando 40,7% dos computadores vendidos. O volume de vendas dos notebooks foi, no período, 42,5% maior que no segundo trimestre do ano passado.

A empresa também acumula, na primeira metade do ano, 288 mil portáteis vendidos, 51,9% a mais que no mesmo período de 2008. As vendas dos netbooks que são menores e têm desempenho inferior, mas mais baratos e privilegiam a mobilidade , segundo a empresa, têm “desempenhado um importante papel nesse processo”, já que correspondem a 49,7 mil unidades, ou 17,3% das vendas de portáteis no primeiro semestre.

Varejo

O relatório também aponta que o mercado de varejo representou a maior fatia das vendas, com 328,3 mil unidades vendidas no segundo trimestre, e 565,6 mil no primeiro semestre do ano.

O crescimento foi, respectivamente, de 4,2% e 1,3% em relação a iguais períodos do ano passado. A empresa viu os números de forma positiva e lembrou que o mercado sofreu retração no período, “em função do arrefecimento do crédito concedido pelas redes varejistas ao consumidor final”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo