Trichet volta a rejeitar reestruturação de dívida grega

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, reiterou hoje que a entidade se opõe a qualquer forma de reestruturação da dívida da Grécia que não seja “puramente voluntária e isenta de qualquer elemento de imposição”.

A declaração de Trichet confirma a divisão atual de opiniões entre os governos europeus, especialmente o alemão e o BCE, sobre uma solução para a crise da dívida da Grécia. Os governos europeus não querem carregar sozinhos o fardo de continuarem financiando a Grécia e têm sugerido a participação do setor privado, com possível extensão do prazo de vencimento da dívida do país, o que para as agências de rating (nota) caracterizará um default (falência).

Trichet também rejeitou hoje sugestões de que a instituição esteja bloqueando uma solução para a crise de dívida da Grécia ao se opor a um reescalonamento da dívida do país. Trichet afirmou que a responsabilidade pela dívida soberana depende dos governos e dos Parlamentos. “Não é nossa responsabilidade. É responsabilidade deles”, disse.

O presidente do BCE disse que privatizações e investimento direto interno representariam uma “contribuição do setor privado” sem a exigência de qualquer perda de confiança na dívida soberana de um país. As informações são da Dow Jones. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo