Economia

Três entre 5 atividades de serviços têm alta em dezembro ante dezembro de 2018

Três das cinco atividades do setor de serviços mostraram bom desempenho em dezembro de 2019, ante o mesmo mês do ano anterior, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na média global, os serviços cresceram 1,6% nesse tipo de comparação, a quarta taxa positiva consecutiva. O ramo de Serviços de informação e comunicação (3,2%) exerceu a contribuição positiva mais relevante, impulsionado pelo aumento na receita das empresas de Portais, provedores de conteúdo e ferramentas de busca na Internet; de Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis; de Suporte técnico, manutenção e outros serviços em TI; e de Edição integrada à impressão de livros.

Os demais avanços ocorreram no segmento de Outros serviços (11,3%) e de Serviços profissionais, administrativos e complementares (2,3%).

Na direção oposta, houve perdas em Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-1,4%) e Serviços prestados às famílias (-3,2%).

O agregado de atividades turísticas teve alta de 3,4% em dezembro deste ano ante dezembro do ano anterior.

O índice de difusão dos serviços, que mostra o porcentual de subsetores investigados com avanços em relação ao mesmo período do ano anterior, passou de 49,4% em novembro para 44,0% em dezembro.

“Há um menor número de serviços investigados mostrando crescimento”, resumiu Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa do IBGE.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo