O projeto do primeiro trem de luxo brasileiro foi apresentado ontem a guias turísticos do Paraná. A nova linha ferroviária funcionará entre Ponta Grossa e Cascavel a partir de abril de 2008. A intenção da Great Brazil Express, empresa que tem como sócio o presidente da Serra Verde Express, concessionária do trem turístico que percorre a Serra do Mar paranaense, é buscar pessoas interessadas e capacidades para trabalhar no novo empreendimento. O trem já foi lançado na Europa e será oficialmente apresentado no Brasil no próximo dia 25, no Rio de Janeiro. A empresa está investindo cerca de R$ 1 milhão no projeto.
O trem de luxo é composto por duas litorinas adaptadas. Ele tem capacidade para 44 passageiros, poltronas grandes, mesas, bar e a decoração lembra a fauna e flora brasileiras. O trem, que também foi batizado de Great Brazil Express, fará sua primeira viagem no dia 6 de novembro entre Cascavel e Guarapuava para convidados. Já a primeira viagem com turistas será em 25 de abril de 2008. A partir daí serão quatro por mês.
O diretor comercial da Serra Verde Express, Adonai Arruda Filho, contou que serão vendidos pacotes turísticos. Para turistas internacionais o passeio começa no Rio de Janeiro, depois segue para Curitiba e, por via terrestre, para Tibagi, Castro, Irati e Ponta Grossa. Lá eles embarcam no trem e seguem até Guarapuava, onde passam a noite. No dia seguinte seguem até Cascavel e depois por via terrestre para Foz do Iguaçu. Na volta há um passeio de litorina pela Serra do Mar. O passeio também pode começar pelo Paraná.