Trem de alta velocidade é economicamente viável

O superintendente executivo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Hélio Mauro França, afirmou hoje (19) que os estudos realizados para a implementação do Trem de Alta Velocidade (TAV) comprovaram que o empreendimento tem sustentabilidade financeira e é economicamente viável, tornando desnecessário o aporte de mais recursos do governo além do estimado de R$ 34,6 bilhões. Desse total, 60% será financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“O projeto foi testado dentro das nossas metodologias de avaliação e mostra sustentabilidade, com os padrões de demanda que foram identificados, com os níveis de tarifa que foram adotados, então a simulação mostra que o empreendimento é viável economicamente, ele tem sustentabilidade financeira”, disse o superintendente após a abertura de audiência pública para debater o projeto.

“O governo não está comprando uma obra pública, contratando uma obra pública. O governo está contratando um serviço de transporte de passageiros em alta velocidade, no trecho determinado, Rio de Janeiro São Paulo e Campinas, para exploração por um período de até 40 anos. Para isso, o proponente deverá construir, oferecer a infraestrutura e os equipamentos”, acrescentou.

Hélio França ressaltou que os estudos indicam uma taxa interna de retorno para o acionista da ordem de 9,20%, o que torna o projeto atrativo para o investidor, que terá um período de 40 anos para explorar a concessão.

“A participação do governo no projeto, na ordem de ocupação de 10% do capital, torna a proposta atrativa para o investidor, que vai ter o governo como parceiro. O governo oferece um financiamento vantajoso, competitivo, com taxas competitivas, de forma a tornar o projeto atrativo do ponto de vista comercial”.

A previsão é de que o trem comece a operar em 2014, com capacidade de transportar 32,6 milhões de passageiros por ano. Essa capacidade deve subir para 46,1 milhões de passageiros em 2024.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna