A TransCanada estimou nesta quinta-feira que 63.500 litros de petróleo vazaram de um campo na Dakota do Sul, como parte de um vazamento que paralisou o oleoduto Keystone enquanto o caso é investigado. A companhia disse que reportou o volume estimado nesta quinta-feira a autoridades dos EUA.
A TransCanada ainda não informou o que teria causado o vazamento, que foi reportado inicialmente no sábado. A companhia disse a clientes que o oleoduto deve permanecer fechado até o início da próxima semana.
Cerca de 100 funcionários estão no local do problema, 6 quilômetros distante da estação de bombeamento de Freeman, no condado de Hutchinson, disse um porta-voz da empresa. Segundo ele, não houve um impacto ambiental significativo nem há risco para a segurança pública.
O oleoduto vai de Alberta, no Canadá, a refinarias em Illinois e Cushing, Oklahoma, e passa ao longo de Dakota, Nebraska, Kansas e Missouri. O oleoduto pode levar 550 mil barris, ou 23 milhões de galões, diariamente. Ele é parte de um sistema que incluiria o oleoduto Keystone, porém o presidente Barack Obama rejeitou este último projeto em novembro.
Analistas dizem que a paralisação do oleoduto deve ter um impacto no curto prazo para a entrega do petróleo canadense ao mercado. Eles ponderam, porém, que o mercado já está com excesso de oferta e por isso os consumidores não devem sentir nenhum impacto nos postos de combustível. Fonte: Associated Press.