A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês) informou hoje que o tráfego global de passageiros aumentou 4,5% em agosto, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Já o transporte de cargas recuou 3,8% no mesmo período.

continua após a publicidade

As companhias aéreas da América Latina registraram um crescimento anual de 5,6% no tráfego de passageiros em agosto, sendo que a capacidade aumentou 7,1%. A taxa de ocupação ficou em 76,9%. Na América do Norte o tráfego aumento apenas 2,9%, com a taxa de ocupação em 86,1%. Na Europa, o trafegou avançou 7,9%, com um aumento de 8,2% da capacidade. A taxa de ocupação ficou em 83,9%.

No setor de transportes de carga, a Iata afirma que o mercado global mostra claros sinais de declínio. “Durante o segundo semestre de 2010, o transporte aéreo de carga perdeu participação no mercado para outras modalidades de frete. Em 2011, o transporte de cargas reflete a falta de crescimento nos volumes gerais de comércio global”, diz a associação.

Na América do Norte, o transporte de carga registrou uma queda anual de 7,0% em agosto, sendo que na Europa a retração foi de 1,8% e na região Ásia-Pacífico de 5,4%. Já a América Latina liderou a alta, com expansão de 5,4%, seguida do Oriente Médio (3,7%) e África (2,2%). As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade