O presidente da Federação dos Trabalhadores em Co-operativas no Estado do Paraná (Fetracoop), Mauri Viana Pereira, já protocolou na Fecopar/Ocepar – Federação das Cooperativas do Paraná – a pauta de reivindicações da campanha salarial de 2005. As propostas foram aprovadas por mais de três mil trabalhadores em cooperativas durante o 7.º Congresso Estadual, realizado no último domingo, 10, no Centro de Convenções de Marechal Cândido Rondon.
A data-base da categoria é 1.º de junho. Como no ano passado, a Fetracoop e a Fecopar assinaram a Convenção Coletiva de Trabalho, com validade de dois anos, as negociações deste vão ser concentradas, principalmente, nos itens econômicos: correção salarial e outros benefícios. De acordo com o presidente da Fetracoop, Mauri Viana Pereira, a primeira rodada de negociação está prevista para ocorrer na próxima semana em Curitiba.
Reivindicações
Os trabalhadores estão reivindicando um salário normativo mínimo de R$ 600,00 e reajuste salarial de 15,36% referente a 100% da correção do salário mínimo nacional. Além disso, concessão de vale-transporte gratuito, sem o desconto dos 6% do salário do trabalhador e a redução de jornada de trabalho para seis horas semanais.
Paralelamente às negociações com a Ocepar, os sindicatos filiados à Fetracoop devem começar também nos próximos dias as reuniões com as cooperativas visando a renovação dos Acordos Coletivos de Trabalho.