Pessoas que realizam trabalhos domésticos estão procurando se capacitar para obter maiores benefícios profissionais. Prova disso é que o Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe-PR), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Domésticos (Sindidom), já disponibiliza um curso de capacitação intitulado “Secretária do Lar: uma formação teórica e prática”, onde são transmitidos conhecimentos sobre ética, comportamento, higiene pessoal, organização de tarefas, culinária, direitos e deveres.
“O curso foi realizado pela primeira vez no último sábado. Porém, deve voltar a acontecer. Se encaixam como secretárias do lar todas as pessoas que trabalham em residências. Nesta, como em qualquer outra profissão, é necessário aprimoramento constante como condição para obter melhores salários e ter seus direitos respeitados”, afirma a presidente do Sindidom, Caroline Michelisa.
Segundo Caroline, a maioria das pessoas que procuram uma empregada doméstica não querem mais apenas uma profissional que saiba limpar suas casas. Normalmente, exigem que a emprega tenha algum nível de estudo, sabendo pelo menos ler e escrever.
Outra coisa que tem sido bastante exigido são dotes culinários. Secretárias do lar que sabem cozinhar geralmente são mais valorizadas, conseguem melhores referências e, consequentemente, maiores salários.
“Infelizmente, ainda são poucas as integrantes da categoria das secretárias do lar que têm consciência da necessidade de capacitação. Normalmente, elas próprias colocam barreiras à sua maior formação. Muitas também têm dificuldades para encontrar tempo. Elas acabam de limpar a casa dos patrões e têm a própria casa para organizar. Porém, a qualificação traz bons retornos. Quem investe nisso não se arrepende”.
Para críticas ou sugestões envie um e-mail para emprego@oestadodoparana.com.br.