Trabalhadores de fábrica de cimento bloqueiam rodovia

Um protesto de trabalhadores de uma fábrica de cimento bloqueou a Rodovia João Pereira dos Santos Filho (SP-181) durante duas horas, nesta quarta-feira, 22, em Ribeirão Grande, no sudoeste paulista. A manifestação reuniu cerca de 500 funcionários diretos e terceirizados da Votorantim Cimentos, que tem uma fábrica na região.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção, Mobiliário, Cimento e Cal da Região de Itapeva, Norival Romeda, o protesto foi contra a demissão de mais de 40 funcionários da empresa entre o final do ano passado e o início deste ano. De acordo com o sindicato, a demissão em massa não foi precedida de negociação com a categoria, como previsto em acordos coletivos. O movimento também visava a pressionar a Votorantim para atender a pauta salarial dos funcionários, com reivindicações como um aumento real de 2%, mais o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Representantes da empresa receberam a pauta de reivindicações dos trabalhadores. Uma reunião entre as partes deve ser marcada para o início da próxima semana. A Polícia Militar acompanhou o protesto. A Votorantim Cimentos informou em nota que respeita qualquer tipo de manifestação pacífica por parte de seus funcionários e está empenhada em finalizar positivamente o acordo e atender o interesse de ambas as partes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna