Os metalúrgicos da Volkswagen, em reunião na manhã desta quarta-feira (22), aceitaram a proposta da empresa e decidiram encerrar a paralisação que havia começado no sábado (18) e foi intensificada na terça-feira (21).
Os trabalhadores aceitaram um reajuste salarial de 10,08%, frente a proposta anterior da Volks de 9%. O abono também passou de R$ 2,2 mil para R$ 4,2 mil na nova proposta. O piso salarial da categoria também será reajustado em 10%.
De acordo com Jamil Dávila, secretário geral do Sindicato dos Metalúrgicos, ontem a empresa atendeu a reivindicação e propôs o mesmo reajuste aplicado a Renault e a Volvo. “O piso salarial aumentou na mesma proporção. Esperamos que não seja necessário mais greves. Estamos na expectativa de um acordo de participação de resultados. Fecharemos em outubro e novembro. Esperamos que a empresa apresente o que os trabalhadores peçam”, relatou.
O secretário concluiu dizendo que caso a empresa não ofereça o que os trabalhadores considerem justo em relação ao acordo de participação de resultados, não está descartada a possibilidade de uma nova greve.